28 novembro, 2010

Bucha Vegetal -Luffa

Ganhei sementes de bucha do amigo Rene  e semana passada resolvi semear.
Pra minha surpresa e alegria ,elas germinaram muito rapidinho.
Ontem quando fui regar  fiquei surpresa com o tamanho das mudas em menos de 10 dias.
Achei o máximo.Só que agora nem sei o que fazer com tantos pés de bucha.KKK
Já ofereci pra um vizinho que tem chácara e pra outras amigas também.Vou improvisar logo um "varal "aqui em casa pra essas buchas tomarem conta.p
Porque parece uma trepadeira vigorosa.




Luffa

(Bucha Vegetal; Abobrinha-do-Norte; Purga-dos-Paulistas; Bucha-dos-Paulsitas; Bucha-dos-Caçadores; Purga-de-João-Pais; Cabacinho; Cabacinha; Luffa cylindrica; Bucha; Esfregão; Esponja Vegetal; Maxixe-do-Pará; Pepino-Bravo; Luffa aegyptíaca; Gombô-Grande; Buchinha; Momordica luffa)

Bucha (Luffa aegyptiaca) é uma trepadeira alta da família das cucurbitáceas. Possui folhas palmatilobadas, flores amarelas, rajadas de verde, e bagas obovadas, oblongas, de até 45 cm semelhante ao pepino, alguma variedades podem atigir mais de 1,2 mts; nativa das regiões tropicais do chamado "Velho Mundo".

Subespontânea e/ou cultivada em outras regiões tropicais por seus usos medicinais, brotos e frutos verdes comestíveis (não confundir com a buchinha-do-norte (Luffa operculata) que é tóxica), é cultivada especialmente pelas fibras do fruto seco.
A planta tem origem africana, adaptou-se ao clima e solo brasileiros e foi incorporada aos costumes da população. Da senzala passou à casa grande e tornou-se objeto de uso indispensável de higiene pessoal e doméstica. Nos anos 50, as esponjas sintéticas invadiram o mercado e a bucha começou a ser considerada arcaica. Mas percebemos que o avanço de uma cultura consciente ambientalmente abriu espaço novamente para a bucha vegetal. Ela é biodegradável e seu cultivo não agride a natureza.


Coisa linda da natureza
Usos Gerais dos Frutos das Buchas:


 -Em medicina como vomitivos, diuréticos, purgativos, ativador da circulação periférica dos humanos, vermífugos.

- Na higiene pessoal do homem.

- No setor industrial automotivo (estofamento de bancos).

- Na produção de artefatos artesanais(chinelos, cestos, tapetes, chapéus, palmilhas para sapatos, correias).

 - Em pecuária como purgativo para aves
O valor comercial da bucha depende do tamanho dos frutos e textura das fibras para outra linha.


Clima:

Planta de clima tropical com bom desenvolvimento em regiões mais quentes. Suporta temperaturas até 35ºC (faixa entre 22 e 35ºC) com ótimo em 28ºC. Exige luminosidade (não cultivar em local sombreado) e umidade para desenvolver-se. Chuvas devem estar acima de 1.200 mm/anuais bem distribuídos.

A bucha-de-metro adapta-se a regiões com altitude de 900 a 1200m. e temperaturas entre 22ºC e 25ºC.


Solo:

O solo deve ser permeável bem drenado, com pH em torno de 6,0, areno-argiloso a argilo-arenoso, com bom teor de matéria orgânica e não sujeito a encharcamento.

Plantio:

- Sementes: devem ser extraídas de frutos bem desenvolvidos, sadios, das plantas mais produtivas da safra anterior; retiradas do fruto devem ser lavadas e postas a secar na sombra e sobre jornal. Próximo ao semeio colocar sementes em recipientes com água. Utilizar as sementes que vão ao fundo do recipiente.

- Em caso - raro - de grandes plantios deve-se aplicar 30 toneladas de esterco de curral bem curtido por hectare (8t de esterco de aves) e máximo de 1t de calcário dolomitico (metade antes, metade depois da aração). Em plantios pequenos (de ordinário ao longo de cercas) aplica-se 1Kg. de esterco de curral e 200g. de calcário dolomitico por cova, na sua abertura.

- Segundo a natureza de terreno as covas devem ter dimensões entre 20cm. x 20cm. x 20cm. e 40cm. x 40cm. x 40cm. e serem abertas 30 dias antes do plantio; o espaçamento pode ser 2,5m. x 2,5m., 3m. x 3m. e 3,5m. x 3,5m.

Plantio(Semeio):

É feito no início da estação chuvosa, em terrenos planos a levemente ondulados.

- Necessita-se 500g. a 1.000g. de sementes para semeio de 1 hectare; lança-se quatro a cinco sementes por cova a 2-3cm. de profundidade.

- Para condução da planta utiliza-se de carramanchões (plantios comerciais) ou cercas (plantio caseiro). Para o carramanchão usa-se postes grossos com 3m. de altura, fincados em torno da área com distância de 3m. entre eles; arame farpado e fixado entre mourões. No sentido da largura menor do terreno coloca-se fios de arame liso n.º 12, a 2m. de altura, passando por cima da linha das covas. Cruzando com o arame grosso vai arame fino (n.º 18) com espaçamento de 40cm..

Por fim coloca-se bambu de 2,2m. de altura a 10cm. da cova (servindo para 2 pés). A planta sobe pelo bambu (amarrada a ele em 4 pontos) até o carramanchão.


Artesanato

14 comentários:

  1. eu conheço isso ai, na terra da minha mae tem de montão...

    ResponderExcluir
  2. como adiquirir a semente da bucha Luffa aegyptiaca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No site ebay encontra todo tipo de sementes!111

      Excluir
  3. me envie um email,consigo as sementes pra vc!

    ResponderExcluir
  4. Gustavo Queirozdezembro 04, 2011

    Fantástica essa planta. Tenho uma semente aqui, mas acho que já passou do tempo. Vou caçar umas novas.

    ResponderExcluir
  5. Lili verde tudo bem?Moro em Osasco amo plantas e animais gostaria muito de plantar a bucha gigante e saco de velho,tem como voce me arrumar sementes?Caso consiga entre em contato.Já comprei essa bucha plantei mas não nasceu,voltei para comprar de novo mas o vendedor disse que as sementes são cozidas quando eles vão limpar as buchas.

    ResponderExcluir
  6. mary Clair Peronfevereiro 27, 2012

    oi Lili, adorei entrar. Tudo é muito lindo, assim como vc. Saudadão.
    Bj
    Mary Clair

    ResponderExcluir
  7. Ola Lili,
    sou do Gaucho e tenho interesse no culrivo desta esponja,a nivel industrial. O que vc acha ? como posso adquirir sementes de qualidade?
    Obbrigado pela atencao !

    Leandro C. Ritt /Sao Leopoldo-RS

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo seu blog, assim como vc, amo estar rodeada de verde e minhas plantas! adorei esse pé de bucha, muito lindo! Pretendo ter um em breve...

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Comprei um pedaço de bucha no supermercado pq percebi que ela tinha algumas semente! Retirei-as e plantei-as. Isso há cerca de 3 anos. Nunca mai fiquei sem buchas!rsss

    ResponderExcluir
  10. Pode tambem pôr uma tira de pano passada por dentro de um pedaço de bucha duns 20 cm para passar nas costas, e confoeme o corpo... essa tira pode ser : P M G e GG !
    e se a tira for bem bonitinha.... pode ser vendida como produto vegetal...

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de saber qual o periodo para a colheita, tenho uma pareira que tem umas 30 buchas, e estao maurando no pe mas estao ficando podre na parte de baixa.

    responder

    ResponderExcluir
  12. Pessoa disse que, o chá da bucha, é ótima para combater diabete. Existe alguma verdade nisso?

    ResponderExcluir

Seu comentário aqui é sempre bem vindo!
Se você não tem blog,nem gmail...comente e use a opção ANÔNIMO.
Mas se puder assine seu nome.
Obrigada pela visita!