07 novembro, 2010

Maior semente do mundo



A maior semente do mundo é produzida por uma palmeira chamada Lodoicea maldivica.
A semente dessa árvore - encontrada apenas nas Ilhas Seychelles, no Oceano Índico - pode medir até 30 centímetros de uma extremidade à outra e pesar nada menos que 28 quilos. Esse tamanho todo é necessário por causa do ritmo extremamente lento com que a palmeira se desenvolve.
Seus primeiros frutos - que não aparecem antes do primeiro século de vida! - podem levar até sete anos para amadurecer.
Na terra, a semente só germina em locais bem protegidos do Sol e com temperaturas entre 26º e 32º C. Além disso, pode levar até um ano para que surja a primeira folha da palmeira. Por isso, até poder alimentar a si própria por meio da fotossíntese, a planta se nutre com as enormes reservas de gorduras, óleos e proteínas contidas no interior da semente gigante.
Curiosa também é a história da Lodoicea. No século XVI, sementes da palmeira apareciam no litoral da Índia, mas ninguém sabia de onde vinham.

Uma lenda da época afirmava que elas brotavam de uma palmeira no fundo do oceano, o que deu origem ao nome popular da semente: coco-do-mar.
O coco-do-mar, que durante muitos anos os navegadores pensavam que crescia no fundo do mar, uma vez que só o encontravam a flutuar, é a maior semente do mundo e tem a forma de coxas humanas, com o respectivo púbis numa das faces. .

A planta desenvolve-se em zonas com solo bem drenado, em encostas expostas, embora o seu crescimento seja reduzido com a erosão. Na ilha de Praslin, existe uma floresta natural de coco-de-mar na Reserva da Natureza do Vallée de Mai, que foi inscrito pela UNESCO em 1984 na lista dos sítios que constituem Património Mundial
É uma árvore dióica, com um tronco fino para o seu tamanho: uma árvore-macho atinge 30 m de altura, enquanto que se encontram fêmeas com 24 m. As frondes são também enormes, podem atingir 10 m de comprimento por 3,5 a 4 m de largura e são marcescentes, ou seja, conservam-se presas ao tronco depois de secas. A inflorescência masculina pode atingir um metro de comprimento.
A árvore-fêmea pode produzir uma grande quantidade de frutos, que exteriormente não são muito diferentes dum coco, com um epicarpo fibroso; a semente, o coco-do-mar, tem dois lobos e pode atingir 30 kg de peso.
O fruto leva 6-7 anos a amadurecer e a germinação da semente leva 7-10 anos até aparecer a primeira folha. O tronco não se pode ver até a planta ter já 15 anos e atinge a maturidade com 20 a 40 anos. Por estas razões, pensa-se que uma planta saudável possa atingir uma idade de 200 a 400 anos.



Apelidamos ela de "popozuda"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário aqui é sempre bem vindo!
Se você não tem blog,nem gmail...comente e use a opção ANÔNIMO.
Mas se puder assine seu nome.
Obrigada pela visita!