05 janeiro, 2011

Aspargo

Aspargo,uma delícia...
Nesses últimos dias tenho visto muito deles pela feira.
Sempre gostei de aspargos ,lembro me quando criança meu pai trabalhava no Ceagesp e ganhávamos caixas e caixas de presente.
Mas nunca havia me questionado de onde vinha,como era seu cultivo.


O aspargo é broto da planta colhido antes de endurecer



Asparagus officinalis

 Descrição e característica da planta


É uma planta da classe Liliopsida, ordem Asparagales, família Asparagaceae, género Asparagus
A planta é perene, arbustiva, com 1,50 metro de altura, entra em dormência durante o inverno ou na falta de água. A parte aérea é formada por caules, emitidos a partir de rizomas, que são caules subterrâneos. A planta é dióica, porque as flores masculinas e femininas são produzidas separadamente em plantas diferentes.

A parte comestível é o caule aéreo, denominado turião, produzido a partir de rizoma próximo à base das plantas. O turião é colhido ainda tenro, antes que as brácteas se abram. Os frutos maduros são pequenos, vermelhos e quando maduros contêm sementes pretas, semelhantes as de cebola. Na parte subterrânea, contém os rizomas e raízes suculentas, que são importantes órgãos de reserva.

O aspargo pode ser produzido tanto em clima temperado quanto em clima tropical, desde que a planta entre em dormência.

Em regiões quentes, os produtores substituem o frio pela suspensão do fornecimento de água, para que as plantas entrem em repouso vegetativo. Em ambos os casos, quando a parte aérea das plantas seca, ela é cortada. No clima seco, o repouso é quebrado pela irrigação das plantas, para iniciar a vegetação e a produção de turião. A primeira colheita é feita a partir de 3 anos da semeadura. No primeiro ano, a colheita é feita por um período de 20 a 30 dias; no segundo ano, 40 a 50 dias; daí para diante 60 a 70 dias.

O período de colheita não deve ser excessivo, porque prejudica a produção no ano seguinte. As plantas podem produzir bem durante 10 a 12 anos, mas isso depende de vários fatores, como variedade, estado sanitário das plantas, fertilidade do solo, clima e tratos culturais. No Brasil, o consumidor prefere mais o turião branco do que o verde (recebeu sol), o violáceo e o róseo. O branco é produzido protegido contra a luz do sol, coberto com o solo ou outro substrato. A propagação é feita por sementes e as mudas são produzidas em viveiros e depois levadas ao campo. As plantas se desenvolvem e produzem bem em solos porosos, profundos, ricos em matéria orgânica e em nutrientes, e boa disponibilidade de água durante o desenvolvimento vegetativo. As variedades indicadas são: Accel, New Jersey, Mary Washington, UC-157 e outras.

Produção e consumo

No Brasil, o consumo de aspargo é baixo. A produtividade chega a 5 toneladas por hectare, no Rio Grande do Sul, e 10 toneladas, em Petrolina, Pernambuco.

Outros estados das regiões Sul e Sudeste produzem aspargo, principalmente no estado de São Paulo, mas em pequena quantidade.

Considerado um dos legumes mais delicados, o aspargo pode ser verde, branco ou rosado, dependendo da variedade da planta
Bastante apreciado, particularmente na cozinha inglesa, alemã e francesa. Tem um sabor delicado, pouco valor nutritivo e calórico ,contendo vitaminas A e C e alguns sais minerais.
Como é pobre em calorias e em hidratos de carbono, recomenda-se seu uso para pessoas que precisam manter ou perder peso.

Quando fresco, o aspargo é tenro mas firme, com as pontas fechadas e compactas. Compre talos de cor uniforme, que não estejam machucados. Para ter uma base de quanto comprar, considere que 1 kg de aspargo fresco dá para aproximadamente 4 pessoas.
Também é possível comprar aspargos industrializados, em lata ou em vidro, que já vêm prontos para serem consumidos.
Para conservar o aspargo fresco por 2 ou 3 dias, coloque os talos num saco plástico e guarde na gaveta da geladeira. Ele também pode ser congelado depois de um tratamento especial.


o cultivo
Água na boca 
Vou fazer essa receitinha ,que está com uma cara muito boa nesses dias quentes de verão.



mousse de aspargos

Ingredientes:

1 litro de leite desnatado

250 g de aspargos frescos lavados

¾ xícara (chá) de farinha de aveia para uso culinário (60 g)

4 colheres (sopa) de margarina light (60 g)

Sal, pimenta e noz-moscada a gosto

1 ½ xícara (chá) de queijo cottage (330 g)

2 ramos de dill fresco lavado e picados

2 colheres (sopa) gelatina em pó sem sabor


Preparo

1. Bata no liquidificador o leite com os talos de aspargos, reservando as pontas.

Doure a farinha de aveia na margarina por cerca de 3 minutos, acrescente aos poucos o leite batido sem parar de mexer, até engrossar levemente. Tempere com sal, pimenta, noz moscada e retire do fogo, deixando esfriar.

2. Bata no liquidificador o creme já frio com o queijo cottage e o dill. Por último acrescente a gelatina diluída em 6 colheres (sopa) de água, batendo apenas para misturar.

3. Disponha o creme em uma forma redonda com furo no meio (25 cm de diâmetro) untada com óleo. Afervente as pontas dos aspargos reservadas e distribua- as sobre o creme. Leve para gelar por 12 horas.

4.Sirva acompanhado com torradas.

Mais uma...

Delícia

Um comentário:

  1. Puts , lembra qdo o pai trazia do ceasa, chique né?
    Bonita da bala rs

    ResponderExcluir

Seu comentário aqui é sempre bem vindo!
Se você não tem blog,nem gmail...comente e use a opção ANÔNIMO.
Mas se puder assine seu nome.
Obrigada pela visita!