15 janeiro, 2011

Cassia fistula - Chuva de ouro

Tenho paixão por flores amarelas .
Estava passeando pelo interior de SP em Tupã,quando vi essa florada espetacular.
Uma das mais lindas vistas até hoje.


Tupã - SP
Nome Científico: Cassia fistula

Sinonímia: Bactyrilobium fistula, Cassia bonplandiana, Cassia excelsa, Cassia fistuloides, Cassia rhombifolia, Cathartocarpus excelsus, Cathartocarpus fistula, Cathartocarpus fistuloides, Cathartocarpus rhombifolius

Nome Popular: Chuva-de-ouro, Cássia-imperial, Canafístula, Cássia-fístula

Família: Fabaceae

Divisão: Angiospermae

Origem: Sudeste da Ásia

Ciclo de Vida: Perene

A chuva-de-ouro é uma árvore ornamental decídua, de floração espetacular, com seus belos cachos pendentes de flores douradas. De porte médio e crescimento rápido, ela alcança cerca de 5 a 10 metros de altura. Seu tronco é elegante, um pouco tortuoso, e pode ser simples ou múltiplo, com a casca cinza-esverdeada. A copa é arredondada, com cerca de 4 metros de diâmetro. As folhas são pinadas, alternas, com 4 a 8 pares de folíolos elípticos, acuminados e de cor verde-viva.

No verão desponta suas inflorescências, do tipo rácemo, pendentes e longas, com cerca de 30 cm de comprimento e com numerosas flores amarelas, pentâmeras e grandes. Os frutos que se seguem são do tipo legume, cilíndricos, de cor marrom, e contêm de 25 a 100 sementes lenticulares, castanhas, lustrosas, envoltas em uma polpa doce e com propriedades medicinais. Apesar da polpa ser comestível, as sementes são tóxicas e não devem ser ingeridas.

Isolada ou em pequenos grupos, a chuva-de-ouro se torna um centro de atenção no jardim, durante sua floração. No resto do ano ela também não fica pra trás, pois fornece uma sombra fresca, sem ser muito densa. Pode ser plantada em calçadas pois não apresenta raízes agressivas. Além de suas qualidades ornamentais, ela é utilizada em fitoterapia, tendo destaque especial na medicina Ayurveda. Suas propriedades incluem desintoxicação e depuração do organismo. Cuidado: a chuva-de-ouro têm propriedades tóxicas, e seu consumo deve ter sempre acompanhamento médico.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. A chuva-de-ouro se adapta muito bem aos climas subtropical e tropical. Depois de bem estabelecida ela é capaz de tolerar períodos curtos de estiagem. Multiplica-se por sementes que necessitam de quebra de dormência para uma melhor germinação. A quebra de dormência pode ser realizada através da escarificação física ou imersão em solução de ácido sulfúrico por 5 a 20 minutos. Após este processo, as sementes devem ser deixadas de molho em água por algumas horas antes do plantio.

amigas verdólatras
 Depois disso tive notícias que a árvore foi cortada....
Ficamos muito tristes sem saber o porquê ,mas uma árvore dessas é um presente em frente de casa.
Alegra o dia de quem passa na rua,e como pode ?

2 comentários:

  1. Eu amooooooo essa árvore é linda de mais!!!
    quero plantar uma na minha calçada e de algum vizinho que aceite.

    ResponderExcluir
  2. eu a conhecia com a arvore de outubro na de minha avo ela sempre floria em outubro mês de n.s. aparecida que as vezes dizíamos que a flor dela .minha mãe costumava poda para dar mais flor e semplismente ficava linda onde as pessoas passavam parava para admirar sua beleza.como a natureza e bela .

    ResponderExcluir

Seu comentário aqui é sempre bem vindo!
Se você não tem blog,nem gmail...comente e use a opção ANÔNIMO.
Mas se puder assine seu nome.
Obrigada pela visita!