01 janeiro, 2011

Plantar as sementes em janeiro


Janeiro é um mês de plantio para os jardineiros da alma. Porque é nesse momento que, usualmente, escolhemos nossas metas para o ano – e essas metas são as sementes de nosso futuro.

Como todo bom jardineiro, precisamos ter cuidado ao escolhê-las. Queremos sementes saudáveis, que floresçam no tempo adequado, e que realmente embelezem nosso jardim. Mas, muitas vezes, terminamos o ano com o jardim da alma tão vazio e maltratado como estava no início do ano. Ou, pior ainda, com novas ervas daninhas.

Para evitar isso, vão aqui algumas dicas de jardinagem interior e uma meditação para ajudá-la/o a estabelecer e manter suas metas.


Dicas de Jardinagem de Metas

1 – Determine UMA grande meta. E deixe que ela floresça.

Você é apenas UM jardineiro e, portanto, não pode modificar o jardim inteiro de uma só vez. Nesse início de ano, determine uma grande meta para o ano. E só depois de concluir essa meta passe para outras. Geralmente somos muito ambiciosos. Queremos mudar tudo de uma vez. Estabelecemos inúmeras metas, e terminamos perdidos no emaranhado selvagem dos nossos desejos. Escolha apenas uma meta, seja uma flor, arbusto ou árvore. Cuide dessa planta até que ela esteja plenamente sadia e capaz de se sustentar. E lembre-se: quanto maior a meta, mais atenção exigirá.


2 – Existem muitas formas de plantas em um jardim. Mas todas são igualmente valiosas.


Na ânsia de sermos espirituais, muitas vezes ignoramos os demais aspectos de nossa vida. Mas só podemos ser plenamente espirituais quando nosso corpo, nossa vida emocional e nossa vida profissional estão harmonizados.


Não considere, como metas menores, o crescimento profissional (fazer um curso de aperfeiçoamento, procurar um emprego melhor), o cuidado com o corpo (emagrecer, fazer exercício), ou a sua vida afetiva (dedicar mais tempo à família, fazer novos amigos). O espírito não está separado da vida diária. Ele deve ser parte de absolutamente tudo que fazemos. Escolha a área de sua vida que precisa de mais atenção, estabeleça sua meta referente a ela e deixe que o espírito da luz a penetre. Isso acontecerá naturalmente, à medida que você se propuser a se aperfeiçoar.


3 – As plantas crescem devagar.

Meditar meia hora por dia é uma bela meta. Emagrecer dez quilos é uma bela meta. Só que você com certeza não terá como atingir nenhum desses objetivos em um ou dois meses. Portanto, aprenda com a natureza: tudo cresce devagar. E subdivida sua grande meta em pequenas metas semanais ou diárias, começando com pequenos passos, e aumentando as exigências à medida que sente que tem condições de fazê-lo.
 
– As plantas precisam ser cuidadas e regadas.


Quando se trata de metas, temos que ter o mesmo cuidado que temos, no jardim, com as ervas daninhas. E assim como o bom jardineiro verifica todos os dias se há algum problema ou praga em suas plantas, devemos revisar diariamente, ainda que por cinco minutos, o que fizemos para atingir nosso objetivo. Faça perguntas como “o que fiz hoje para atingir meu objetivo? O que devo fazer amanhã? Preciso de algum tipo específico de ajuda? Quem poderá me dar essa ajuda?”. Se puder, faça essa revisão por escrito. Você verá que é bem mais produtivo, e irá ajudá-la/o a manter o foco no seu objetivo.

E o que é a rega, quando se trata de metas? É alimentar o crescimento, reconhecendo nossas próprias vitórias. A cada etapa vencida, se presenteie. Podem ser coisas simples, mas que sejam, para você, marcos de sua vitória.
 
Meditação do Plantio


Essa meditação tem o objetivo de ajudá-la/o a visualizar seu sucesso.

Sente-se de forma confortável, com a coluna reta e os olhos fechados. Respire devagar e profundamente algumas vezes, soltando todo o ar. À medida que respira, sinta seu corpo se relaxando, e toda a tensão escorrendo para o chão. Deixe a tensão escorrer.

A seguir, visualize um jardim. Imagine-se sentada/o nesse jardim, em silêncio. Escute os sons, veja as flores – crie o jardim em sua mente.

Na sua frente, nesse jardim, há uma caixinha com uma semente. Pegue essa caixa. Essa semente é a semente de sua meta. Você vai plantá-la no local do jardim que achar mais adequado. Caminhe pelo jardim e escolha esse local.

Plante sua semente no local escolhido. A seguir a regue, para que cresça.

Volte para o local do jardim em que estava sentada/o. Imagine que, enquanto você fica sentada/o ali, um ano vai se passando. Se sentir necessidade, durante esse tempo, de levantar e tomar alguma providência para ajudar no crescimento de sua semente, faça-o.

Deixe o ano passar. Imagine que você está sentada/o no mesmo local, um ano depois. E que veio visitar sua semente – já agora plenamente transformada em uma planta adulta. Levante-se e vá até o local onde a plantou. Verifique como está bonita. Faça o que achar necessário.

Volte para o local onde estava sentada/o no jardim. Aos poucos, vá voltando para a realidade. Mexa os pés, mãos, cabeça. Sinta-se presente na sua vida. Se puder, anote tudo o que aconteceu no jardim. Depois, analise o que anotou. Que planta floresceu, que cuidados você precisou tomar, como era o jardim etc. Isso poderá ajudá-la/o a entender a si mesma/o e a seus objetivos e metas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário aqui é sempre bem vindo!
Se você não tem blog,nem gmail...comente e use a opção ANÔNIMO.
Mas se puder assine seu nome.
Obrigada pela visita!