08 janeiro, 2011

Prédio em formato de cacto no deserto de Qatar




O Ministério das Relações Municipais e da Agricultura do Qatar, no Oriente Médio, está preparando a construção de um novo prédio comercial que tem a forma de um cacto. Desenhado por um escritório de arquitetura tailandês, o moderno edifício se utiliza de estratégia semelhante a de um cacto para sobreviver no ambiente quente e seco.


O Qatar possui terras muito arenosas e tem média anual de apenas 81 milímetros de precipitação pluvial (no município de São Paulo, por exemplo, esse volume chega a quase 1400 milímetros por ano). Segundo seus idealizadores, o prédio será muito eficiente no uso de energia – embora não existam muitos detalhes de como ele fará isso.

O que já se sabe é que o edifício utilizará uma espécie de toldo nas janelas. Dependendo da intensidade do sol ao longo do dia, os toldos podem se abrir ou fechar para conter o calor no interior do prédio. Esse mecanismo (ainda de acordo com os arquitetos que o planejaram) se inspira no utilizado pelos cactos, que transpiram nas horas frescas da noite, reduzindo significativamente a perda de água durante o dia. O edifício faz parte de um bilionário projeto que incentiva a construção de “prédio verdes” no Qatar, para racionalizar o uso de energia no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário aqui é sempre bem vindo!
Se você não tem blog,nem gmail...comente e use a opção ANÔNIMO.
Mas se puder assine seu nome.
Obrigada pela visita!