17 fevereiro, 2011

Já comeu marolo?

Hoje fui numa palestra de jardinagem com minhas amigas "verdólatras'" e na volta na rua tinha um rapaz vendendo frutas num carrinho de mão.
Tinha umbú,seriguela...
Vi algo que parecia uma pinha gigante.
Intrigada e curiosa que sou ,fui ver que fruta era aquela..
Marolo,disse ele.


Adoro experimentar frutas que não conheço.
Não resisti,comprei e experimentamos ali mesmo na rua.







A Bel achou parecido com araticum
Eu como nunca comi araticum,achei marolo delicioso.
Perfumado como jaca,sabor exótico sem igual, azedinho e doce ao mesmo tempo.
Chegando em casa descobri no google que marolo e araticum são a mesma coisa.
Ponto pra Isabel!!!





Esse nosso Brasil tem uma variedade enorme de frutas! Nossa já chupei tanto picolé de marolo em Minas Gerais na cidade de Machado.
Lá tem muito dessa fruta,mas quando vou pra lá sempre em setembro,não é epóca e por isso nunca experimentei da fruta in natura.
Guardei as sementes ,vou semear e dividir com amigos.

Saiba mais sobre o marolo:



Nome Científico: Annona coriacea

Família: Annonaceae

Nomes populares: araticum, marolo, araticum liso, araticum-dos-lisos, marolinha, araticum do campo, araticum-dos-grandes, cabeça-de-negro.

O marolo é uma fruta nativa do cerrado, muito encontrada no sul de Minas. os frutos são vendidos à beira da estrada em feiras livre, .

Nas margens da BR-491 diversas barracas são montadas para vender marolo. O preço varia de acordo com o tamanho da fruta – vai de R$ 2,00 a R$ 5,00.


A safra do marolo começa em meados de fevereiro e vai até abril, mas não há como saber quanto vai ser colhido, já que a maior parte das plantas nasce espontaneamente nas áreas de cerrado.

Os maroleiros são encontrados principalmente em campos abertos e pastagens. Com folhas grossas e galhos retorcidos, é uma árvore rústica, frutifica mesmo em solos pobres em nutrientes. Também conhecido como araticum, é da mesma família da fruta-do-conde e da atemóia. Quando começa a amarelar por baixo é sinal de que está maduro. A polpa tem aroma perfumado, sabor forte e muito doce. Por isso, é utilizada para fazer sucos e doces, licores e sorvetes.

A polpa do marolo pode ficar congelada por até um ano, o que facilita a industrialização do produto.

Uma receitinha:


Licor de marolo



•300 gramas de açúcar --

•250 ml de água;

•250 ml de aguardente (cachaça)

•500 gramas de marolo sem caroço, em gomos.

Preparo:

1.Colocar o marolo em infusão na aguardente durante 3 dias.

2.Coar, fazer o xarope (água e açúcar). Misturar o xarope frio na infusão de marolo já coado.

3.Filtrar e engarrafar. Servir depois de 2 a 3 meses.








































12 comentários:

  1. Adorei o seu Blog!
    E O MAROLO eu nunca comi,porque eu sempre vou na minha vó em Goias e nunca pego maduro
    mas amo de Paixão:Marmelo do mato ,Mangába Gabiroba e outras que vc já citou!
    e um furto que eu amo muuuito tbm com arroz é o Pequi
    uma delícia e bem curioso por ter milhoes de espinhos por dentro da casca dura!
    Continue fazendo matérias!
    está ótimo!

    ResponderExcluir
  2. ja comi marolo sim,,,
    moravamos na roça...e quanto marolo encontramos pelos caminhos ,,,muito bom,,,saboor de infancia,,,,,,

    ResponderExcluir
  3. Todas as frutas aí eu já comí! O Umbú, Uxí, Mangaba mas...nunca cpmí o Marolo. Gostaria de algumas sementes de Marolo para plantar em meu Sítio. Tenho uma enorme curiosidade e se alguem tiver sementes para a venda por favor, me enviem. Eu agradeceria muinto e pago tambem o postal do correio.
    Rivaldo de Azevedo Santos Silva
    razevedo98@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. marolo é otimo, só nao esqueça que a semente fica em estado de dormencia, entao nao adianta plantar se nao quebrar a dormencia.

    ResponderExcluir
  5. MEU DEUS ESTOU A 3 ANOS PROCURANDO INFORMAÇÃO SOBRE ARATICUM...ESSE SITE FOI DIVINO...PARABENS, SE TIVER ALGUEM QUE EU POSSA COMPRAR ESSE FRUTO, PRECISO RESGATAR UM DESEJO DE MINHA MÃE, ELA TEM 77 ANOS E HÁ 60 ANOS NÃO COME

    ResponderExcluir
  6. quando criança no interior de são paulo na cidade de são pedro do turvo onde me criei,meu avo tinha uma bela chacara onde tinham bastantefrutas exóticas inclusive marolo ou articum, jambo,gabiroba,jobuticaba,pitanga de varios tipos tamanhos. Então vendo essas reportagens muito me alegra que ainda se preservam coisas que se pensava estarem extintas.Meu nome é Hamilton Franco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Poços de Caldas é fácil encontrar, mas é uma fruta de época.

      Excluir
  7. COMO ENCONTRAR ESTA FRUTA,QUE POSSA ENVIAR

    ResponderExcluir
  8. Ja comi esta fruta, é uma delicia... Pena que aqui no Parana é muito difícil de encontrar... O preço aqui varia de 100 a 200 reais...

    ResponderExcluir
  9. As receitas utilizam a polda de Marolo. Mas como separar a polpa da semente? Elas são muito grudadas. Existe alguma técnica especial?

    ResponderExcluir
  10. Não sei coo retirar a polpa,até hj não preparei nenhuma receita.
    Só comi in natura.

    ResponderExcluir
  11. Maolo é muito bom aqui em coxim ms tem muito, a epoca dele aqui é de dezembro a fevereiro.

    ResponderExcluir

Seu comentário aqui é sempre bem vindo!
Se você não tem blog,nem gmail...comente e use a opção ANÔNIMO.
Mas se puder assine seu nome.
Obrigada pela visita!