18 fevereiro, 2011

Os resedás estão lindos



Eu nunca tinha me encantado pelos resedás.
Mas acredito que é porque só tenha visto arbustos jovens.
Esses dias vi num bairro perto de casa um resedá maravilhoso,deve ser velhinho.
Está ornamentando  toda a frente de uma casa.
Grande e todo florido rouba a cena .
Ainda quero voltar lá para poder fotografar.
E aqui na minha rua o vizinho tem um rosa e um branco.E como estão lindos!
Ontem o chão estava forradinho de flores...
Já tenho aqui no meu berçário mudas de flamboyanzinho(27),ipê amaelo(4) e ipê roxo(4).
Mas agora estou doida por sementes do resedá,vou ficar atenta por aqui para coletar.
Minha intenção é plantar um milhão de árvores!
Quem me dera...
Mas vou fazendo a minha parte, mesmo que sendo ainda muito pequena.


O rosa é bonito,mas o branco é LINDO!



Mais sobre o resedá:

Nome Científico: Lagerstroemia indica

Sinonímia: Lagerstroemia chinensis
Nome Popular: Resedá, árvore-de-júpiter, flor-de-merenda, suspiros, extremosa
Família: Lythraceae
Divisão: Angiospermae
Origem: China, Coréia e Índia
Ciclo de Vida: Perene

Perfeita para as calçadas, o resedá é uma arvoreta que não possui raízes agressivas, além de ter um belo florescimento. Suas folhas são elípticas, com bordas onduladas.
O tronco é muito belo, liso, de tons claros, marmorizado. Seu porte chega a 6 metros de altura.
As inflorescências, formadas ainda no inverno, contém inúmeras flores crespas de coloração rosa, branca, roxa ou vermelha, de acordo com a variedade.

Devem ser cultivadas sob sol pleno em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica eregada a intervalos regulares. Apesar de bastante rústica, é interessante realizar podas de limpeza, removendo ramos emaranhados e doentes, além das flores murchas. A forma natural da planta é bonita, mas é frequente o uso de podas de formação, para transforma-lá em arbusto ou arvoreta com copa redonda e compacta. Resistente à poluição urbana. Multiplica-se por estacas e sementes.


http://www.jardineiro.net/

12 comentários:

  1. Resedás são lindos! Mas aqui encontro muito poucos! Tive a oportunidade de comprar um e não comprei porque era rosa claro, eu queria o rosa escuro... Aff... Me arrependo tanto desse dia... O Resedá poderia estar aqui em casa hoje e florido... Que raiva de mim mesma! Se eu conseguir um antes de vc, te enviarei as sementes!

    ResponderExcluir
  2. Muito linda esta arvore,tenho em casa mas nao me lembrava o nome,conhecia ela como flor (arvore)de natal...Maravilhosa...
    Pirassununga ;Sao Paulo.
    Edneia

    ResponderExcluir
  3. tenho um resedá rosa na minha calçada, ele dá flores mas não tem folhas. O que devo fazer,
    obrigada, Isabel

    ResponderExcluir
  4. Acabei de plantar dois resedás de cores diferentes!!!estou apaixonada vendo o qto são lindos,agora é só crescer e florecer,anciosa para ve-lás...

    ResponderExcluir
  5. Na tua cidade não há mudas de resedás para vender nos viveiros? Hoje comprei 3 mudas de 1 metro de altura por R$ 15,00 cada. Tbém comprei manacás de cheiro por R$ 3,00 cada mudinha de 50 cm. Estou em dúvida se planto os manacás ou os resedás na frente da minha casa. São 30 metros de frente para arborizar, e não sei qual ficará mais bonito. O que vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os resedás, sem duvida, no centro, e os manacás nas laterais. plantar udo, que fica legal, não são árvores grandes.

      Excluir
  6. Hiolanda
    Tanto o manacá de cheiro como o resedá são lindos.
    Acho legal você fazer um mix,plante os dois.

    ResponderExcluir
  7. conheci o resedá a pouco tempo, acho lindo estou tao apaixonada quando vejo um paro o carro e fico olhando, estou a procura de mudas pois quero duas uma é branca a outra uma rosa quase vermelha,nunca cheguei perto de uma arvore só vejo de longe, estou só imaginando uma arvore toda florida em frente a minha casinha simples mas que amo muito já tenho um pequeno jardim que para mim é um pedacinho do céu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que tal uma de cada lado do protão? Uma branca e uma cor de rosa forte?

      Excluir
  8. Plantei um pé de reseda braco.Enfrente de casa, estava lindo, mas as fomigas comeram todas as flores e folhas. Mas ele vai sobreviver.

    ResponderExcluir
  9. Tenho observado a existencia em Curitiba da uma variedade de Resedá vermelho dobrada totalmente diferente das que se encontram na cidade. São cachos de flores muito grandes, isso na variedade vermelha. Será que existe, também, a variedade dobrada na cor branca? Adalto. Curitiba-PR

    adalto.monteiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Boa noite! Tenho feito mudas de resedá por estaquias.Um pedacinho da planta mãe,boa terra. sombra e água fresca e,rapidamente,temos uma muda de resedá dando flores. Há cerca de dos meses fiz uma muda e já começou a dar flores. Grata. Eunice

    ResponderExcluir

Seu comentário aqui é sempre bem vindo!
Se você não tem blog,nem gmail...comente e use a opção ANÔNIMO.
Mas se puder assine seu nome.
Obrigada pela visita!