08 abril, 2011

Os jardins do Palácio de Versalhes

França










A criação dos jardins de Versalhes exigiu uma enorme quantidade de trabalhadores e a genialidade do designer de paisagens Andre Le Nôtre, que elaborou tudo no mais formal estilo francês.




O eixo central dos jardins de Versalhes é o Grand Canal, de 1,7 km de comprimento, que foi elaborado para refletir o sol poente. Ao seu redor ficam plantações, canteiros, alamedas e lagos, isso sem falar das fontes (aproximadamente 1.400, incluindo uma espetacular, onde uma carruagem puxada por um cavalo carrega um Apolo triunfante), outra referência à glória do Rei Sol.



Para diminuir a formalidade, construções diferentes chamadas "follies" ficam espalhadas aqui e ali, assim como uma alameda onde os cortesãos dançavam durante o verão entre jardins de pedra, conchas e luzes decorativas. Estátuas de mármore e bronze eram colocadas pelo caminho e no meio da folhagem. Certa vez, 3.000 árvores do Laranjal conseguiram sobreviver ao inverno rigoroso.

8 comentários:

  1. gostei do documentário, lindíssimo!
    Luiz Eloi
    Luis Correia-PI

    ResponderExcluir
  2. o palácio de Versalhes é mesmo deslumbrante

    ResponderExcluir
  3. Conheci o Palácio de Versalhes em 2011, quando fui à França, é maravilhoso, muitos ambientes de extrema beleza, a sala de lustres ,os aposentos da familia real francesa,com todos os detalhes da época,uma pinacoteca composta de obras de pintores consagrados,dos séculos 14 e 15,inclusive todos conservados, restaurados com bastante aprimoramento !!!!

    ResponderExcluir
  4. adorei queria morar

    ResponderExcluir
  5. nossa esse jardim de versalhes é muito lindho,quem dera um desses aqui em SÃO DESIDÉRIO...

    ResponderExcluir
  6. Conheci o palacio em 1998, fiquei muito maravilhado com os shows que fazem com a luz. E muito lindo!! tomare que eu posso ir de novo.

    ResponderExcluir

Seu comentário aqui é sempre bem vindo!
Se você não tem blog,nem gmail...comente e use a opção ANÔNIMO.
Mas se puder assine seu nome.
Obrigada pela visita!