28 março, 2012

Coité - A árvore que dá cuias

Cuité  - Crescentia Cujete


Fotografei essa  árvore em Caraguatatuba SP na casa de uma conhecida da minha amigona Maria.
A Maria é tão amigona que a chamo carinhosamente de tia!

Mas então...
Na ocasião fiquei maravilhada com a tal árvore e a coloquei na minha lista de desejos.
Mas desejos ter tantas árvores que nem sei onde poderei plantar todas elas.
Um dia desses a Maria me perguntou se eu queria uma muda do cuité que ela havia  feito por estaca e estava linda.
Na hora disse: sim.
PRESENTÃO!
Obrigada Tia Maria!

Domingo passado replantei num substrato bem balanceado ,com gel de plantio e ela já está até com folhinhas novas surgindo.

Mais sobre o coité:

Árvore conhecida como coité,cuieira ou árvore da cuia.
É  perene de até 12 metros de altura,com ramos pendentes.
A casca do fruto quando maduro torna se marrom e  depois de lavado e seco,é utilizado na confecção de berimbaus,chimarrãos,entre outras peças artesanais.
Suas sementes podem ser consumidas e tem alto valor nutritivo.



5 comentários:

  1. Possuo uma arvore dessa em meu quintal e até hj não sei como conseguir uma cuia seca... pois os frutos qnd estão grandes caem no chão e racham e os que tirem em tamanho generoso, não consegui secalos de acordo... pois mucharam ... pergunto: como faço para obter uma cuia tradicional igual aquelas para tacacá.... desde jah um muito obrigado :

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para se pode obter a cuia faz-se:
      1. Pegue a cuia da árvore, de preferêcia um que tenha a casca não muito mole;
      2. Marque com uma ferramenta afiada a metade do mesmo, deixando a parte em que a cuia estava presa à árvore como fazendo parte da borda;
      3. Depois de serrada e separada as partes, o miooo é retirado;
      4. Quando a maior parte do miolo tiver sido retirado, pegue uma colher não utilizada e raspe bem, lavando e retirando bem a poupa;
      Depois de retirado bem e ter lavado as partes, coloque no sol para secar, deixando por um tempo igual tanto a parte em que estav o miolo quanto a casca extrena;
      5. Quando ela estiver toda marrom já estão prontas as cuias, bastando pintar.

      Fiz isso recentemente. Espero ter ajudado.

      Excluir
  2. ola.tambem fiquei apaixonada por esta arvore quando a vi,foi numa praça em Araruama no rio,gostei tanto que peguei uns frutos dela que estavão no chão,levei para casa e deixei ele no meio das outras plantas e me esqueci,meses depois eu encontrei eles já secos, resolvi abri-los e plantar as sementes,nào levei muita fé pois as sementes eram pequenas e escuras pareciam queimadas,mais pra minha surpresa depois de mais alguns meses nasceram sete mudas,estou radiante, vou ficar com duas e doar as outras...bjossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu gostaria de saber se haveria alguma possibilidade de me enviar algum fruto ou sementes dessa árvore. muito grato,
      Anderson

      Excluir
  3. Anderson
    Não tenho sementes ,mas você pode comprar mudas com o Giacon
    ciprest@terra.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário aqui é sempre bem vindo!
Se você não tem blog,nem gmail...comente e use a opção ANÔNIMO.
Mas se puder assine seu nome.
Obrigada pela visita!